UM DIA UM INFLUENCIADOR VAI ENCONTRAR O SEU IMÓVEL DOS SONHOS

Na semana passada, estive em um evento da Mynd, a maioragência de marketing de influência e entretenimento do Brasil, responsável por conectar grandes marcas a artistas e influenciadores e fazer deles os grandes propagadores de seus negócios. Fiquei surpresa quando a CEO da agência, Fátima Pissarra, comentou que o mercado de influenciadores não estava passando por uma bolha prestes a estourar, como muitos pensam. Pelo contrário, ela afirmou que este mercado estava ainda no seus cinco por cento de possibilidades e que, atualmente, o que mais está em evidência e crescimento, é o influenciador que atua no mercado de nicho, ou seja, que tem um trabalho para um público específico, em que ele mostre autoridade no assunto.

Aproveitando este cenário, muitos profissionais de diversos mercados, sejam médicos, advogados ou arquitetos, estão surfando nessa onda e se tornando verdadeiras celebridades nas redes sociais, representando serviços e produtos de todas as naturezas. Com o mercado imobiliário não é diferente, estamos vendo, cada vez mais, corretores de imóveis alcançando status de grandes influenciadores, conquistando milhares de seguidores, ao mostrar, além dos imóveis, seu cotidiano, o que vai conquistando cada vez mais fãs e também clientes compradores, o verdadeiro objetivo desse trabalho.

Juntando essas duas informações, da atuação de influenciadores em mercados específicos com a ascensão de corretores de imóveis nas redes sociais, Izabelle Pollo, especialista em marketing digital, teve a ideia de lançar, há apenas quase dois meses, um serviço voltado especificamente para alavancar a imagem dos corretores de imóveis no ambiente digital. Assim nasceu a Brokers Brasil, uma empresa de educação especialista no mercado imobiliário, com o propósito de ensinar corretores e donos de imobiliária a se posicionarem de forma estratégica no digital e alavancarem suas vendas por meio das redes sociais, utilizando estratégias de conteúdo e geração de demanda.

“Nossa missão é formar a nova geração de líderes do mercado imobiliário brasileiro e impulsionar aqueles que já estão em atividade, por meio de uma metodologia única desenvolvida com base em três pilares fundamentais: Posicionamento claro, Estratégia de conteúdo e Geração de demanda.”, reforça Izabelle. Ela acredita que os corretores de imóveis enfrentam grandes desafios para se posicionarem no digital e tem muita relutância em investir na criação de conteúdo nas redes digitais, principalmente os que estão no mercado há mais tempo.

O mercado imobiliário nacional já tem profissionais que corroboram com esse discurso de Izabelle, mostrando o valor de ser um corretor influenciador e o quanto isso impacta diretamente nas vendas de imóveis. As irmãs Julia e Jamile, da Colete Consultoria, imobiliária paulista, é um desses exemplos. Elas criaram uma estratégia de posicionamento para vender imóveis econômicos, que se enquadram no Programa Habitacional do Governo, Minha Casa Minha Vida, como se estivessem em imóveis de alto luxo, entendendo que toda compra de imóvel é um passo importante para cliente e, por isso, merece um atendimento premium e diferenciado. Os vídeos super produzidos combinam com o visual das irmãs que já conquistaram quase 50 mil seguidores no Instagram.

Tamara Stief é outra corretora de imóveis que alçou o status de celebridade nas redes sociais. Em seu perfil no Instagram, que já conta com mais de 260 mil seguidores, apelidados por ela de “mara mores”, ela se define como uma creator do mercado imobiliário, que ajuda as pessoas a encontrarem seu imóvel com um trabalho mais autêntico e um discurso mais direto. Ainda que recebendo críticas com sua forma irreverente, por adjetivar residências como “perfeitas para herdeiros” ou apresentar um imóvel que precisa de reforma como “o podrão que adoramos”, o fato é que seus vídeos chegam a um milhão de visualizações e isso é um ativo muito alto quando se trata de comercialização de produtos, ainda que seja de imóveis.

As redes sociais mudaram o comportamento de compra e de comunicação, não tem como os profissionais relativizarem esses meios e não enxergarem como oportunidade de fazerem negócio. Se modernizar, com um trabalho de estratégia digital já nem é mais um diferencial, deve ser percebido como mandatório para as profissões. Os corretores de imóveis que não entenderem isso, vão ficar para trás. 

Ultimas postagens